Dentro dos relacionamentos humanos, normias, todos tentam se tornar aceitos pelas pessoas com quem se relacionam. O sentimento de aceitação, por parte dos outros, faz sentir que formamos parte de um grupo, reafirmando assim a identidade. Em alguns casos nossos habitos são afetados pelo grupo de tal forma que mudamos o comportamento, abandonando e adquirindo outros, para não ser rejeitados. A biblia está cheia de exemplos de relacionamentos; o proprio Deus sempre está em busca de um relacionamento mais intimo de amizade com o ser humano. Assim como nos relacionamentos humanos podemos ser rejeitados, o que poderia nos tornar "não dignos de Deus" e de Sua amizade? O que seria de nós se fossemos rechasado polo nosso Criador? Jesus pode rejeitar alguém que o busca de coração?
De Mateus 10.37,38 aparecem detalhes interessantes que podem ajudar e entender o que torna uma pessoa não digna de Cristo. Do texto podem surgir algumas questões intrigantes:
- É errado amar pai e/ou mãe?
- É errado amar filho e/ou filha?
- No texto aparece 3 vezes a expresão "não é digno de mim", mostrando uma aparente rejeição por parte de Jesus.
- No texto também aparece a expresão "Quem não toma a sua cruz e vem após mim"
Parece que a expresão "toma a sua cruz"(v.38) está ligada muito intimamente com "mais do que a mim" que aparece duas vezes no v.37, o que poderia significar que "tomar sua cruz" implica a ação de amar pai ou mãe e filho ou filha. Podendo ser resaltado o fato da possibilidade de ser rejeitado por Cristo como resultado de se apegar às normas, regras, cultura e relacionamentos, que mesmo sendo bons, são apenas meios e não o fim. Isto pode ser notado porque Jesus está falando do quinto mandamento que sanciona o vinculo de amor e respeito familiar; amar pai ou mãe e filho ou filha é bom, desde todo ponto de vista, porém quando esse mandamento se torna mais importante do que Cristo ("mais do que a Mim") terminamos mudando a ordem de prioridades que nos garante a salvação, ou seja, esquece que "primeiro está o reino de Deus e Sua justiça".
O Comentario Biblico Adventista, referindo-se à "toma a sua ccruz" axplica que historicamente todos os condenados à morte de cruz, na época do dominio romano, eram os odiados e execrados pela sociedade, levando sua cruz até o local da sua propria execusão sofriam humilhação publica. Jesus sofreu tudo isso e não se aferrou à Sua posição e privilegios de ser Deus quando carregou a cruz em direção ao Gólgota por amor aos seus filhos, perdidos no pecado. Cristo sacrificou tudo pelo pecador; então quando o texto fala de que alguém pode se tornar "não digno de mim"(não digno de Cristo) é quando nosso amor por qualquer coisa que seja, mesmo coisas boas, está acima do amor a Cristo( mais do que a mim). Amar mais pai ou mãe pode envolver o nosso passado: Cultura, educação familiar, habitos familiares e respeito à autoridade dos progenitores. Amar mais filho ou filha pode envolver nosso presente e nosso futuro: sonhos, investimentos, esperanças, dedicação à familia, etc. É possivel também aplicar esta parte do texto ao fato de que no caso do amor pelo pai e mãe envolve mais pessoas solteiras, que estão sob a influencia dos pais e no caso do amor pelo filho ou filha envolveria os casados(pais) que olham os filhos como a realização dos seus sonhos e esperanças.
Amar familiares é um dever sancionado pelo quinto mandamento da lei, porém quando nosso amor por eles ou mesmo por qualquer outra coisa é maior do que por Cristo, estamos rejeitando o chamado de tomar a nossa cruz e seguí-Lo, tornando-nos assim indignos dEle e da Sua salvação. Há alguma coisa que estas amamdo mais do que a Cristo? Amando mais algo ou alguém mais do que a Cristo pode te tornar indigno/inabilitado para receber a Seu perdão e Sua justiça redentora. Jesus nunca rejeita a quem toma a sua cruz e o segue com transparencia de coração.
Maxell J. Arias Justiniano
Rua Hermann Huscher,285 Apto.504- vila Formosa- Blumenau-Santa Catarina-Brasil
0055- 47- 99638248 0055-47- 32372318